O pedido das empresas de tabaco aos deputados
O lobby do tabaco fez um pedido a deputados para ajudar os negócios do setor e diminuir o contrabando de cigarro ilegal
atualizado
Compartilhar notícia
As empresas de tabaco do Brasil pediram a alguns deputados a elaboração de um projeto de lei para obrigar a incineração de máquinas de cigarro apreendidas pelas forças de segurança dos estados ou pela Polícia Federal.
O lobby do tabaco aponta que a destruição das máquinas clandestinas diminuiria a circulação de cigarros ilegais no Brasil.
Para convencer os deputados da importância do projeto de lei, as empresas mencionaram o sumiço de uma máquina de três toneladas da Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro. O equipamento, que consegue produzir 2,5 mil cigarros por minuto, foi desviado por agentes de segurança e vendido para a contravenção.
O pedido foi feito durante os debates da taxação do tabaco pelo imposto seletivo da Reforma Tributária, conhecido como “imposto do pecado”.
Os representantes do setor disseram a deputados que o aumento do preço do cigarro com a nova taxação iria aumentar o consumo do produto contrabandeado e, por isso, seria necessário um projeto de lei para mitigar o tráfico de cigarro.