metropoles.com

O julgamento da juíza que xingou Lula e nordestinos

Juíza Ana Cristina Paz Neri Vignola, do Tribunal de Justiça de São Paulo, é investigada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ); veja fotos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Estátua da Justiça
1 de 1 Estátua da Justiça - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgará na próxima terça-feira (20/8) a juíza Ana Cristina Paz Neri Vignola, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que nas redes sociais xingou Lula e atacou nordestinos. Vignola é alvo de um processo disciplinar por publicar conteúdos racistas, homofóbicos e pró-Bolsonaro durante a eleição presidencial de 2022.

No ano passado, o CNJ decidiu, por unanimidade, abrir uma investigação contra a magistrada. No relatório, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, apontou que Vignola publicou conteúdo “nitidamente político-partidário”, preconceituoso e possivelmente criminoso.

Veja abaixo algumas publicações da juíza.

4 imagens
1 de 4

Reprodução
2 de 4

Reprodução
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Reprodução

“A magistrada, pelo que se extrai de uma análise preliminar, não observou a cautela exigida e ultrapassou os limites de sua liberdade de expressão ao publicar em suas redes sociais mensagem com conteúdo nitidamente político-partidário, além de preconceituoso e indicativo de possível racismo, xenofobia e homofobia, em postagens reiteradas e numerosas”, afirmou o corregedor, acrescentando: “O conteúdo é extremamente elucidativo”.

Segundo o corregedor, a juíza do TJSP usou palavras de baixo calão, fez ataques a ministros do STF e a Lula, que havia derrotado Bolsonaro nas urnas na época. Na sua defesa ao CNJ, a juíza alegou “convicção pessoal”.

“Bolsonaro também é foda, foi falar na Bahia que ia gerar um milhão de empregos. […] Assustou essa gente que gosta de viver de assistencialismo e que vota no PT! Quero distância desses preguiçosos!!!!”, escreveu a juíza, que também chamou Lula de “bandido” e “ladrão”.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?