metropoles.com

O histórico de ingratidão de Ernesto Araújo com o chanceler de Lula

Anunciado como chanceler do terceiro mandato de Lula, Mauro Vieira foi isolado por Ernesto Araújo, para quem havia aberto portas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado
1 de 1 Mauro Vieira, à época ministro de Relações Exteriores, durante participação em audiência no S - Metrópolesenado - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O primeiro chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, tem histórico de ingratidão com Mauro Vieira, anunciado na semana passada como o titular do Ministério das Relações Exteriores no terceiro mandato de Lula.

No período em que era embaixador em Washington, Vieira atendeu a um pedido do sogro de Ernesto, o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, para torná-lo o número dois da representação diplomática nos Estados Unidos. Foi o cargo mais relevante que Ernesto ocupou antes da chancelaria.

Não havia sido a primeira oportunidade dada por Vieira a Ernesto, na maioria das vezes em consideração a Seixas Corrêa.

Embora tenha defendido governos petistas no passado, Ernesto converteu-se ao bolsolavismo e empreendeu uma caçada a Vieira quando foi empossado.

Certa vez, em 2019, quando Vieira ainda era o embaixador do Brasil na ONU e Bolsonaro faria a primeira participação na Assembleia Geral da organização, Ernesto manobrou para impedir que o diplomata estivesse em Nova York ao mesmo tempo que o presidente.

Primeiro, Ernesto tentou forçar Vieira a tirar férias naquele período, mas o pedido não foi aceito. Diante da negativa, o bolsonarista impediu o desafeto de acompanhar as agendas presidenciais ao convocá-lo para estar a serviço em Brasília durante a cerimônia.

No mês seguinte ao episódio, o Senado aprovou a determinação de Ernesto de enviar Vieira para a embaixada na Croácia, um posto de relevância nula no Itamaraty e onde a expertise de um ex-chanceler era desperdiçada.

Vieira foi o último ministro das Relações Exteriores de Dilma Rousseff. Ele deixou o cargo com o impeachment da petista e foi sucedido por José Serra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?