O elogio público de Lula a um dos capitães do impeachment de Dilma
Um dos principais articuladores do impeachment de Dilma estava no Planalto nessa quarta, durante evento do governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A longa nominata de agradecimentos que Lula costuma citar antes de discursar incluiu nessa quarta-feira (10/4), em pleno Palácio do Planalto, um cacique do MDB que foi um dos principais articuladores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff: Romero Jucá.
Ex-senador por Roraima, derrotado nas duas últimas eleições ao Senado no estado, Jucá estava no Planalto para o evento de anúncios do Minha Casa, Minha Vida Rural e do Minha Casa, Minha Vida Entidades, quando foi elogiado publicamente por Lula.
“Quero cumprimentar o Romero Jucá, ex-senador Romero Jucá. O Romero é tão esperto que ele é sempre senador, mesmo quando não está exercendo o cargo”, disse o presidente.
Jucá capitaneou nos bastidores a deposição de Dilma. As articulações dele pelo impeachment foram registradas em uma gravação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, entregues à PGR em sua delação premiada.
“Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”, disse Jucá a Machado, referindo-se à “sangria” da Operação Lava Jato na classe política. Ele concordou com a proposta de Machado por “botar o Michel, num grande acordo nacional” e acrescentou: “Com o Supremo, com tudo”.
As gravações derrubaram Romero Jucá do Ministério do Planejamento de Michel Temer após apenas onze dias no cargo.
Antes de articular o impeachment de Dilma Rousseff e se tornar ministro de Temer, Jucá foi líder no Senado dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.