O comandante do Exército de malas prontas para o México
General Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército, vai participar de fórum que reúne 28 países na Cidade do México
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto se avolumam as revelações da Operação Tempus Veritatis sobre a atuação de generais reformados e da ativa aliados de Jair Bolsonaro por um golpe de Estado, o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, passará a próxima semana fora do país.
A partir deste sábado (17/2), até a próxima sexta-feira (23/2), Ribeiro Paiva estará em viagem oficial ao México, onde participará da Conferência dos Exércitos Americanos, na Cidade do México.
O fórum, que reúne representantes de exércitos de 28 países latino-americanos, da América do Norte e da Europa, é destinado a discussões de temas de defesa e aumento de cooperações e integração entre eles.
Na semana em que estará no México, o comandante será substituído no posto pelo número dois na cadeia de comando do Exército, o chefe do Estado-Maior, general Fernando José Sant’ana Soares e Silva.
Em entrevista à jornalista Monica Gugliano publicada em junho do ano passado, o general Soares e Silva analisou o papel do Exército nas maquinações golpistas do bolsonarismo.
Ele declarou na ocasião que “fomos totalmente capturados pelos assuntos políticos. Tragados pela percepção do golpismo” e que “nós, o Exército, nunca quisemos dar nenhum golpe. Tanto não quisemos, que não demos. Não houve uma única unidade sublevada”.