metropoles.com

Sergio Moro na eleição de 2024, um apelido e a conta do senador

Corre entre a classe política um apelido para o senador Sergio Moro em sua estreia de participação em eleições municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
Senador Sergio Moro no Plenário do senado federal – Metrópoles6
1 de 1 Senador Sergio Moro no Plenário do senado federal – Metrópoles6 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Corre entre a classe política um apelido para o senador Sergio Moro em sua estreia de participação em eleições municipais: Mick Jagger. O ex-juiz da Lava Jato apoiou pelo menos treze candidatos e oito perderam.

A principal derrota foi em Curitiba, onde Moro apoiou Ney Leprevost, do União Brasil, que tinha a mulher de Moro, a deputada Rosângela Moro, como vice. Com quase R$ 7 milhões gastos na campanha, Leprevost ficou em quarto lugar, somando apenas 6,4% dos votos válidos.

Também saíram derrotados Marcio Pacheco (PP), que concorreu à Prefeitura de Cascavel, e Zé Elias (União), que concorreu à Prefeitura de Foz do Iguaçu e teve somente 1,7 mil votos.

Em São José dos Pinhais, o candidato de Moro, o deputado federal Geraldo Mendes (União), ficou em segundo lugar e perdeu para a atual prefeita, Nina Singer (PSD), que foi reeleita com 54% dos votos.

Ainda ficaram para trás os candidatos Samuel Ribas (União), que disputou a Prefeitura de Guarapuava e ficou em último lugar com 1,4 mil votos; Christiano Puppi (PP), que disputou a Prefeitura de Campo Largo; Beth Pavin (MDB), que concorreu à Prefeitura de Colombo; e Pimentel (PP), que concorreu à Prefeitura de Umuarama.

Em Ponta Grossa, a quarta maior cidade do estado, ainda há esperança para Moro. A candidata Elizabeth Schmidt, do União Brasil passou para o segundo turno com 27,51% dos votos, e vai disputar o comando da prefeitura contra Mabel Canto, do PSDB, que teve 27,87%.

Por meio de sua assessoria, o senador disse à coluna que “não tem uma conta exata” de quantos candidatos apoiou, mas que “além das 29 candidaturas vitoriosas do União Brasil” no Paraná, apoiou diversas candidaturas de outros partidos, como em Santo Antônio da Platina, Clevelandia, Guaratuba e Londrina, que se saíram vitoriosas.

Via assessoria, o senador disse à coluna que “não tem uma conta exata” de quantos candidatos apoiou, mas que “além das 29 candidaturas vitoriosas do União Brasil” no Paraná, apoiou diversas candidaturas outros partidos, como em Santo Antônio da Platina, Clevelandia, Guaratuba e Londrina, que se saíram vitoriosas.

(Atualização às 12h50 do dia 8 de outubro de 2024: A coluna atualizou o texto desta reportagem para adicionar o ponto de vista do senador sobre seus apoios e vitórias e corrigir a informação de Apucarana, Santo Antônio da Platina, Clevelândia, cidades em que seus candidatos na verdade haviam ganhado. Sobre o apelido, Moro disse que “tem conhecimento que o apelido mencionado é pura intriga plantada por adversários, sem respaldo em fato”.)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?