metropoles.com

Número de urna de Silveira será de artigo usado para justificar golpe

Daniel Silveira pretende usar o número “142” na eleição deste ano, uma referência ao artigo da Constituição que dispõe sobre Forças Armadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Daniel Silveira na CCJ
1 de 1 Daniel Silveira na CCJ - Foto: Metrópoles

O deputado federal Daniel Silveira, condenado pelo Supremo a oito anos de prisão e agraciado com o perdão por Jair Bolsonaro, já escolheu qual será seu número de urna na corrida ao Senado este ano. Aproveitando que os dois primeiros dígitos serão obrigatoriamente “1” e “4”, do PTB, ele pretende usar o número “142”, uma referência ao artigo da Constituição Federal que dispõe sobre a atuação das Forças Armadas mediante autoridade suprema do presidente da República. O artigo 142 é citado por defensores de uma intervenção militar, numa interpretação golpista de seu teor.

Diz o artigo 142:

“As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a
autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

Daniel Silveira é defensor da intervenção militar e chegou a ser preso após atacar verbalmente ministros do Supremo Tribunal Federal. Aliados de Silveira acreditam que ele conseguirá se candidatar, mas que, se eleito, terá problemas para assumir o cargo. Ministros do STF, entretanto, já avisaram à família Bolsonaro que o perdão presidencial não devolve seus direitos políticos e não extingue a inelegibilidade do parlamentar.

Sabendo que poderá ficar fora do Congresso, Silveira já preparou a candidatura da mulher, Paola Silveira. Ela pretende usar o número 1422 — os dois últimos dígitos são os mesmos a serem usados por Bolsonaro em outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?