metropoles.com

Novo vice-prefeito de São Paulo participou de atos golpistas

Coronel da PM de São Paulo foi indicação de Jair Bolsonaro; ele também é contrário a vacinas e a favor de impeachment de ministros do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Coronel Ricardo Mello, presidente da Ceagesp
1 de 1 Coronel Ricardo Mello, presidente da Ceagesp - Foto: null

Eleito vice-prefeito de São Paulo no domingo (27/10), o coronel da Polícia Militar de São Paulo Ricardo Mello já foi a atos de teor golpista. Mello foi indicado por Jair Bolsonaro à chapa do prefeito reeleito Ricardo Nunes.

Em novembro de 2022, Mello foi a uma manifestação em frente ao Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. O ato pró-intervenção militar rechaçava a derrota de Bolsonaro para Lula nas urnas, em linha com os bloqueios ilegais em rodovias federais feitos por bolsonaristas. Na ocasião, Mello presidia a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), empresa estatal federal.

“Ou ficar à pátria livre ou morrer pelo Brasil”, escreveu Mello nas redes sociais na ocasião. Durante a manifestação, perto do coronel, bolsonaristas seguravam uma faixa “intervenção federal”.

Brasília também teve um acampamento golpista naquela época, em frente ao Quartel-General do Exército. Foi de lá que saiu a maior parte do grupo que saqueou as sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro.

Durante a gestão na Ceagesp, em 2021, Ricardo Mello forçou um funcionário a pedir demissão sob a ameaça de mandar prendê-lo, como informou a coluna.

O vice-prefeito eleito também foi contrário à vacinação contra a Covid, pediu impeachment de ministros do STF e defendeu que abordagens policiais devem seguir protocolos diferentes em bairros ricos e pobres.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?