Novo vice para Cláudio Castro e os bastidores da reunião sobre o nome
A prisão do delegado Allan Turnowski, ex-chefe de Polícia Civil de Castro, fez com que aliados pressionassem por um novo nome
atualizado
Compartilhar notícia
O nome que agora se tornou o mais forte para ser o novo vice de Cláudio Castro é o deputado estadual Thiago Pampolha, do União Brasil. O nome foi proposto pelo partido na manhã deste domingo (11/9) a líderes dos partidos que compõem a base da coligação do PL no Rio de Janeiro.
A concordância do nome, contudo, não foi sem atritos. Em uma reunião que aconteceu na noite deste sábado (10/9), o União Brasil se negou a propor outro nome que não o de Vinicius Farah, que havia sido escolhido como vice nesta sexta-feira (9/9). O vice-presidente do partido, Antônio Rueda, chegou a anunciar que o União Brasil iria sair da coligação e deixou a reunião com os líderes dos partidos e o governador.
Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Com a breve saída do União Brasil da coligação, ficou decidido que o vice de Castro seria o deputado Dr. Luizinho, do PP. O diálogo, contudo, foi retomado na manhã deste domingo e Rueda cedeu em propor outro nome, o de Pampolha, que já era aceito por todos os partidos. O deputado foi secretário de Meio Ambiente de Castro.
A primeira escolha para a vice do governador era Washington Reis, que foi julgado inelegível pelo STF e dias depois foi alvo de uma busca e apreensão da Polícia Federal. O segundo nome foi o deputado Vinicius Farah, proposto também pelo União Brasil.
Contudo, a prisão do delegado Allan Turnowski, ex-chefe de Polícia Civil de Castro, nesta sexta-feira (9/9), fez com que aliados pressionassem o governador para mudar o nome da vice, uma vez que Farah foi preso em 2018 por enriquecimento ilícito.