metropoles.com

Novo presidente da bancada evangélica é alvo de investigação no STF

O senador bolsonarista Zequinha Marinho é alvo de investigação no STF por suposta ligação com organização criminosa de grilagens no Pará

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Zequinha Marinho
1 de 1 Zequinha Marinho - Foto: Reprodução

O novo presidente da bancada evangélica no Senado, senador Zequinha Marinho, é alvo de uma investigação no STF por suposta ligação com uma organização criminosa que pratica grilagens em terras indígenas no Pará. A investigação chegou ao Supremo no mês passado, como mostrou a coluna.

Marinho comandará a bancada evangélica no Senado até novembro deste ano. A posição foi oficializada em uma reunião no último dia 16, pouco antes do recesso parlamentar.

Em 28 de junho, a Justiça Federal do Pará enviou ao Supremo uma investigação contra Marinho por suposto crime de advocacia administrativa em favor de grileiros. Relatado pela ministra Cármen Lúcia, o caso tem conexões com outra apuração sobre o senador envolvendo suspeitas de grilagem no Pará.

Em 2022, Zequinha Marinho concorreu ao governo do Pará pelo PL, partido de Jair Bolsonaro. O bolsonarista foi derrotado em primeiro turno pelo atual governador, Helder Barbalho, do MDB.

Procurado, o senador não respondeu. O espaço segue aberto a eventuais manifestações. Marinho já negou irregularidades sobre a investigação no STF. “O senador nunca apoiou e jamais apoiará ‘suspeitos de invadir terras públicas e destruir vegetação nativa’. Na verdade, o senador reconhece e defende a legitimidade das famílias de agricultores que se deslocaram de diversas partes do país para aquele rincão paraense. Essas famílias, há muitos anos renegadas pelos governos estadual e federal, não podem ser vistas e tratadas como ‘invasores e grileiros’, tampouco como criminosos”, disse Marinho em junho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?