metropoles.com

Novo ministério da Pesca no governo Lula terá 4 secretarias

Transição quer aumentar orçamento da Pesca em 950%; ministério terá mesmas secretarias de antes, mas 40% menos cargos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Martine Perret/ONU
Pesca
1 de 1 Pesca - Foto: Martine Perret/ONU

O novo Ministério da Pesca no governo Lula terá quatro secretarias, a mesma estrutura da pasta que funcionou até 2015. Agora, contudo, o órgão contará com 40% cargos a menos. Uma medida provisória com o desenho da nova Esplanada dos Ministérios será publicada no próximo dia 1º, após a posse de Lula.

As informações são do coordenador do grupo técnico da Pesca na transição, o ex-ministro Altemir Gregolin, que é cotado para voltar a comandar a pasta. Os especialistas pediram ao novo governo um orçamento de R$ 200 milhões para o novo ministério em 2023. O valor é 950% maior do que os R$ 19 milhões que a Secretaria da Pesca teve neste ano, o último sob Jair Bolsonaro.

O ministério terá as secretarias de Aquicultura; de Pesca Artesanal; de Pesca Industrial e Indústria do Pescado; e de Registro, Monitoramento, Pesquisa e Estatística.

As funções de fiscalização ambiental seguirão no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, enquanto a inspeção sanitária continuará a ser conduzida pelo Ministério da Agricultura.

Em setembro, durante a campanha presidencial, Lula prometeu recriar o Ministério da Pesca. “Quero dizer aos pescadores que nós vamos recriar o Ministério da Pesca, porque é uma vergonha um país que tem oito mil quilômetros de costa marítima, que tem 12% de água doce do mundo, a pesca estar ligada ao Ministério da Agricultura”, disse o então candidato ao Planalto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?