metropoles.com

Novo marca reunião para discutir se usará dinheiro do fundo partidário

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, convocou uma convenção nacional para discutir se a sigla começará a usar a verba do fundo partidário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Partido Novo/Divulgação
Militantes acompanham comício do Partido Novo em Porto Alegre, em 2018
1 de 1 Militantes acompanham comício do Partido Novo em Porto Alegre, em 2018 - Foto: Partido Novo/Divulgação

O Novo discutirá, no próximo dia 28, se a verba do fundo partidário será destinada ao financiamento da legenda. A sigla, que sempre disse ser contrária ao uso de dinheiro público para atividades partidárias, começou a debater essa possibilidade após fracassar nas eleições do ano passado.

A convenção nacional foi chamada pelo presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, no último dia 19. Participarão da reunião os integrantes do diretório nacional e os presidentes e vice-presidentes dos diretórios estaduais e distrital.

A fim de não atrair atenções, o Novo usou a denominação técnica da Justiça Eleitoral para se referir ao fundo partidário. A convocação diz que os filiados irão deliberar sobre a “resolução que regulamenta a utilização de recursos provenientes dos rendimentos do Fundo Especial de Assistência Financeira”.

O último balanço financeiro disponibilizado pelo Novo, em setembro do ano passado, mostra que a legenda aplicou R$ 93,2 milhões do fundo partidário no Banco do Brasil. “O Novo é único partido que não utiliza recursos públicos para sua manutenção por uma questão de princípios. Acreditamos que os partidos devem ser financiados por aqueles que compartilham suas ideias e valores”, informa a sigla na prestação de contas.

Ao contrário do que acontece com o fundo eleitoral, o dinheiro do fundo partidário não pode ser devolvido aos cofres públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?