Novo livro de Neil deGrasse Tyson usa ciência para romper preconceitos
Livro “Mensageiro das estrelas”, de Neil deGrasse Tyson, será lançado neste mês no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O astrofísico americano Neil deGrasse Tyson, um dos cientistas mais populares do mundo, lançará neste mês no Brasil um livro que usa o rigor científico e o humor para analisar temas do mundo de hoje, derrubar teorias que embasam o racismo, apontar incoerências políticas e explicar por que as lotéricas teriam um futuro incerto diante de aulas de estatística na escola.
Em “Mensageiro das estrelas”, editado pela Record, Tyson parte da premissa de que devemos analisar temas controversos aos olhos de alienígenas que acabaram de chegar à Terra. “Eles servem de observadores imparciais dos nossos comportamentos, salientando inconsistências, hipocrisias e estupidezes ocasionais em nossa vida”, escreveu.
No capítulo “De novo: as pessoas são mais semelhantes que diferentes”, o cientista aborda o racismo. “Viremos o jogo: se os antropólogos dos séculos XIX e XX fossem supremacistas negros em vez de supremacistas brancos, o que eles poderiam ter escrito sobre as pessoas brancas após examiná-las?”, propôs, explicando como dados verdadeiros e fora de contexto podem ser usados para sustentar preconceitos.
Diretor do planetário do Museu de História Natural de Nova York, Tyson estudou em Harvard e em Columbia, onde obteve o pós-doutorado. Em livros, programas de TV e filmes, notabilizou-se por explicar ao grande público sobre os mistérios do universo, de forma didática.