metropoles.com

Novo imortal da ABL mudou de postura sobre vacina

José Paulo Cavalcanti disse que não iria se vacinar em outubro do ano passado, mas mudou de ideia e tomou três doses desde então

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Comissão Nacional da Verdade
José Paulo Cavalcanti
1 de 1 José Paulo Cavalcanti - Foto: Reprodução/Comissão Nacional da Verdade

O mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), o jurista José Paulo Cavalcanti, mudou de postura quanto à vacina contra a Covid-19 durante este ano. Em outubro de 2020, ele declarou em um artigo que não tomaria o imunizante. Desde então, ele tomou três doses e disse à coluna que tomaria uma quarta caso necessário.

No artigo publicado em 30 de outubro no site da Veja, ele declarou que não tomaria a vacina. Como justificativa, ele aponta já ter tido a doença — o que médicos e cientistas afirmam não ser razão para não se vacinar.

“As opiniões são dadas em tempos históricos determinados. Basta ver as posições de Drauzio Varela e Roberto Kalil. Quando escrevi, ainda não era certo que as vacinas seriam cientificamente seguras. Hoje, tudo mudou. Não há dúvidas de que todos devemos tomar as vacinas”, explicou.

O artigo de Cavalcanti discutia a obrigatoriedade ou não de se tomar a vacina. Ele era contra a obrigatoriedade e questionavaa competência do STF em decidir sobre a questão.

O jurista foi eleito nessa quinta-feira (25/11) para a cadeira na ABL que era ocupada por Marco Maciel. Ele foi ministro da Justiça interino durante o governo de José Sarney. Além disso, presidiu o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ele publicou o livro “Fernando Pessoa — uma quase autobiografia” e ocupa uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?