metropoles.com

Nova lei sobre herança pode demorar mais a entrar em vigor

Na nova lei sobre herança, Assembleias Legislativas estaduais têm a responsabilidade de estabelecer os percentuais do imposto

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de uma mulher assinando - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mulher assinando - Metrópoles - Foto: Getty Images

A nova lei sobre herança pode demorar mais a entrar em vigor, devido à necessidade de as Assembleias Legislativas estaduais terem a responsabilidade de estabelecer os percentuais do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que, conforme a nova regulamentação da reforma tributária, serão obrigatoriamente progressivos.

A Câmara dos Deputados aprovou no semestre passado a regulamentação da reforma, que foi para o Senado e deve ser aprovada até o fim do ano. Só aí as assembleias definirão os percentuais estado a estado.

A alíquota do ITCMD será escalonada entre 2% e 8%, dependendo do valor da herança. Essa taxa será aplicada proporcionalmente ao montante transmitido.

Atualmente, cada estado possui suas próprias regras, mas todos deverão respeitar o teto de 8% sobre os grandes patrimônios.

Nova lei sobre herança

Com a nova lei sobre herança, a alíquota será determinada pelo estado de residência da pessoa morta, eliminando a possibilidade de o herdeiro escolher o local de abertura do inventário para buscar alíquotas menores.

A maioria dos estados já adota a cobrança progressiva, com exceção de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Amazonas, Amapá e Roraima.

Qualquer alteração nas alíquotas só poderá entrar em vigor a partir de 2025, em conformidade com o princípio da anualidade e o prazo de 90 dias após a aprovação da regulamentação federal e das futuras legislações estaduais. Se as assembleias demorarem a aprovar suas taxas, esse prazo deverá ser ampliado.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?