metropoles.com

Nova Comissão de Mortos ainda aguarda pastas da Defesa e Justiça

Extinta por Bolsonaro, Comissão de Mortos e Desaparecidos foi proposta em abril pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
ditadura militar
1 de 1 ditadura militar - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A proposta do governo federal para recriar a Comissão de Mortos e Desaparecidos ainda depende do aval do Ministério da Defesa e do Ministério da Justiça. Só depois disso o jurídico do Palácio do Planalto levará o decreto para ser assinado por Lula.

Esvaziado, o colegiado foi encerrado às pressas pelo governo Bolsonaro no fim do ano passado, depois que Lula venceu a eleição. Poucos dias depois, a equipe de transição recomendou a volta da comissão, em linha com uma recomendação do Ministério Público Federal. Silvio Almeida, que fazia parte desse grupo e depois se tornou ministro dos Direitos Humanos, formalizou em abril a proposta do decreto.

Seis meses depois, a Comissão de Mortos e Desaparecidos segue apenas no papel. Atualmente, além da resistência histórica dos militares em revisitar a ditadura, os fardados avaliam que o gesto traria mais desgaste em um momento sensível à caserna.

A delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-auxiliar de Bolsonaro, apontou que o plano golpista pós-eleição foi endossado pelo então comandante da Marinha, Almir Garnier Santos. O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, foi ouvido na última semana pela CPMI do 8 de Janeiro. O militar se irritou com os questionamentos e soltou palavrões durante a sessão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?