metropoles.com

Norte lidera em destinação inadequada de lixo urbano em 2022

Levantamento mostra que, embora seja a região que menos gera resíduos, o Norte é a que mais os descarta de maneira inapropriada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valdo Leão/Semcom/Prefeitura de Manaus
O aterro sanitário de Manaus
1 de 1 O aterro sanitário de Manaus - Foto: Valdo Leão/Semcom/Prefeitura de Manaus

Embora seja a região do Brasil que menos gera lixo em atividades domésticas e de limpeza urbana, o Norte é a que mais destina os resíduos de maneira inadequada no país, seguida de perto pelo Nordeste.

A conclusão está no relatório “Panorama dos resíduos sólidos no Brasil”, elaborado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) com dados de 2022. O estudo considera como destinos inadequados aos resíduos, com riscos ao meio ambiente e à saúde pública, lixões, aterros controlados, valas e vazadouros.

Segundo o levantamento, os estados do Norte geraram no ano passado 5,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, 7,3% do total nacional, das quais 82,8% foram coletadas. A destinação final de 2,9 milhões de toneladas (63,4%) do lixo foi feita de maneira inadequada na região, enquanto 1,6 milhão de toneladas (36,6%) foram descartadas corretamente.

No Nordeste, que gerou 18,9 milhões de toneladas de resíduos, segunda maior proporção regional no país (24,6%), atrás apenas do Sudeste, 82,7% foram coletadas – menor índice no Brasil. Os estados nordestinos deram disposição final inadequada a 9,8 milhões de toneladas de resíduos (62,7%) e adequada a 5,8 milhões de toneladas (37,3%).

Região que mais gerou resíduos em 2022, 38 milhões de toneladas, o equivalente a 49,4% de toda a geração nacional, o Sudeste é também a que lidera em coleta (98,6%) e destinação adequada do lixo (74,3%).

No Brasil como um todo, foram geradas 77,1 milhões de toneladas de resíduos em 2022, uma média de 380 kg por habitante, das quais 93% foram coletadas. A maior parte do lixo urbano no país, 43,8 milhões de toneladas (61,1%), foi descartada de maneira apropriada, ante 27,9 milhões de toneladas (38,9) destinadas inadequadamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?