Nome do Republicanos para ministério sonha alto para 2026
Silvio Costa Filho, do Republicanos, quer lançar candidatura ao Senado em 2026 com o apoio de João Campos, o atual prefeito do Recife
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho aproveitará a ida para o Ministério de Portos e Aeroportos para turbinar a sua candidatura ao Senado em 2026.
Costa Filho é deputado federal e foi indicado pelo Republicanos para fidelizar votos de parte da bancada da Câmara para o governo Lula. Ele deve assumir o ministério chefiado atualmente por Márcio França, do PSB.
A candidatura de Costa Filho ao Senado conta com o apoio de João Campos, atual prefeito do Recife e uma das principais lideranças do PSB em nível nacional. Campos tentará a reeleição em outubro de 2024.
Comenta-se no Planalto que a troca de França por Costa Filho foi respaldada por Campos. O prefeito encontrou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na tarde de quarta-feira (16/8). A reunião não consta na agenda pública de Padilha.
Campos disse, no entanto, que não tratou da reforma ministerial com Padilha. “Conversei sobre projetos e questões do Recife. Não se falou nada do quadro nacional”, afirmou o prefeito à coluna.
Fato é que Campos e Costa Filho já compartilham cargos no governo Lula. As Superintendências da Codevasf no Recife e em Petrolina operam com nomes indicados em conjunto pelo prefeito e pelo futuro ministro.