Nome de Bolsonaro em TO acusa governador de contratar influenciadores
Candidato de Bolsonaro em Tocantins acusa atual governador de contratar influenciadores digitais, prática proibida pela Justiça Eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato de Bolsonaro ao governo de Tocantins, Ronaldo Dimas, do PL, acusou o atual governador, Wanderlei Barbosa, do Republicanos, adversário na eleição deste ano, de contratar influenciadores digitais. A prática é proibida pela Justiça Eleitoral.
Segundo ação movida por Dimas no TRE-TO, Barbosa contratou influenciadores digitais para impulsionar sua candidatura e divulgar eventos de campanha. Ao todo, foram 125 publicações de 25 personalidades com grande número de seguidores em Tocantins.
Na ação, advogados de Dimas afirmam que houve um padrão nas postagens dos influenciadores, como datas, hashtags e menções a pesquisas. E que alguns dos influenciadores que publicaram conteúdo a favor de Barbosa receberam valores oficiais da campanha do candidato do Republicanos, entre R$ 3 mil e R$ 600. Esse comportamento, diz a ação, seria a prova de que as postagens seriam pré-acordadas entre a campanha de Babosa e os influenciadores.
“Evidente que os padrões observados, analisados e comprovados jamais ocorreriam de maneira aleatória e espontânea e, ainda, que todas as figuras públicas mencionadas, que vivem da monetização do conteúdo postado em suas redes sociais, o fariam de forma gratuita, restando, pois, clarividente a contratação de um exército de influenciadores digitais”, diz a ação movida por Dimas.
Segundo a última pesquisa Ipec, Barbosa lidera as intenções de voto com 45% das preferências, ao passo que Dimas tem 17%. Eleito vice-governador em 2018, Barbosa assumiu o comando do estado em outubro de 2021, após o afastamento de Mauro Carlesse, então no PSL.
Procurado, Barbosa se manifestou por meio de nota:
“Nesta reta final a oposição faz de tudo para tentar alterar a previsão de todas as pesquisas eleitorais que mostram que Wanderlei Barbosa será reeleito já no primeiro turno. A campanha de Wanderlei Barbosa conta com dezenas de milhares de apoiadores, engajados de forma espontânea. Essa onda de denuncismo já era esperada e está sendo prontamente respondida pelo nosso departamento jurídico”.
“Enquanto isso, seguimos firmes trabalhando em nossa campanha, levando as nossas propostas e o nosso entusiasmo a todas as regiões do Tocantins. Enquanto a oposição espalha fake news e denúncias infundadas Wanderlei Barbosa propaga o amor e a verdade”.