No 2º turno, diferença de Lula para Bolsonaro também cai, diz Ipespe
Distância entre os dois candidatos na pesquisa é de 20 pontos percentuais, a menor desde novembro do ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
A pesquisa do Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11/3) mostra a menor distância entre Lula e Jair Bolsonaro também em um eventual segundo turno, desde novembro. No levantamento, o petista tem 53% contra 33% do presidente, diferença de 20 pontos percentuais.
Com isso, Bolsonaro conseguiu reverter parte da perda de popularidade que sofreu em 2021. Na primeira pesquisa realizada pelo Ipespe neste ano, no início de janeiro, Lula tinha 56% das intenções de voto ante 31% de Bolsonaro. Uma distância, portanto, de 25 pontos percentuais.
A variação de Bolsonaro desde seu ponto mais baixo, no fim de janeiro, quando teve 30%, é de 3 pontos percentuais. A margem de erro de cada pesquisa é de 3,2 pontos percentuais.
Mesmo ainda dentro da margem de erro, o levantamento reforça a tendência de ganho de votos de Bolsonaro. No mesmo período, as intenções de voto em Lula, por sua vez, ficaram praticamente estáveis, saindo de 54% para 53%.
Com o aumento no número de pessoas declarando voto em Bolsonaro no segundo turno, o presidente não perde mais em todos os cenários. Agora, ele empata em 33% com Sergio Moro e fica um ponto abaixo de João Doria, 38% a 37%, também em empate técnico.