Nicolao Dino vai chefiar Procuradoria dos Direitos do Cidadão
Subprocurador, Nicolao Dino teve aprovação do Conselho Superior do MPF para assumir o posto entre 2024 e 2026
atualizado
Compartilhar notícia
O subprocurador-geral da República Nicolao Dino foi aprovado nesta terça-feira (14/5) pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal para ser o próximo chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, no biênio entre 2024 e 2026. Dino vai suceder Carlos Alberto Vilhena no cargo.
A PFDC é o órgão do Ministério Público Federal responsável pela defesa de direitos constitucionais. O subprocurador-geral à frente da procuradoria é designado pelo procurador-geral da República e deve ter aprovação do CSMPF. É permitida uma recondução ao posto.
Irmão do ministro do STF Flávio Dino, Nicolao Dino foi braço-direito do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que ocupou a PGR entre 2013 e 2017 e esteve no cargo no auge da Operação Lava Jato.
Visto como sucessor natural de Janot, Nicolao foi o primeiro colocado na lista tríplice formada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em 2017.
A proximidade com Janot e o azedume dos políticos com o então PGR em razão da Lava Jato, no entanto, acabaram prejudicando o subprocurador, preterido por Michel Temer, que escolheu Raquel Dodge, que havia sido eleita como segunda colocada da lista.