metropoles.com

Navio Sirius, histórico na Marinha, pode virar museu no Rio de Janeiro

Aposentado no ano passado após 64 anos de uso pela Marinha, o navio Sirius poderá ser convertido em um museu sobre a hidrografia no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marinha/Divulgação
Navio Sirius em alto mar
1 de 1 Navio Sirius em alto mar - Foto: Marinha/Divulgação

Considerado um patrimônio histórico para a Marinha, o navio Sirius poderá ser convertido em um museu sobre a história da hidrografia brasileira. A embarcação foi aposentada pela Força no ano passado, após 64 anos de navegação.

O Sirius, comprado por determinação de Juscelino Kubitschek, foi o primeiro navio projetado e construído para o serviço de hidrografia no Brasil. Segundo a Marinha, a embarcação ficou mais de 4 mil dias no mar e concluiu mais de 100 levantamentos hidrográficos.

A hidrografia consiste no estudo das águas. O mapeamento das superfícies aquáticas leva à produção das cartas náuticas, que permitem a navegação segura dos mares.

A conversão do navio em museu foi idealizada pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, associação civil que promove projetos sociais voltados para militares e que mantém diversas parcerias com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

O museu ficaria no Rio de Janeiro, e a transformação do navio deve levar 450 dias para ser concluída, com custo de R$ 2,7 milhões. O projeto recebeu autorização do Ministério da Cultura para captar recursos por meio da Lei Rouanet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?