PF registrou fala de Valdemar à imprensa sobre Bolsonaro e golpe
Valdemar disse que Bolsonaro não deu um golpe de Estado porque “não viu maneira de fazer”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, foi questionado pela Polícia Federal sobre ter afirmado que Jair Bolsonaro não deu um golpe de Estado porque ele “não viu maneira de fazer”. Em entrevista à repórter Jussara Soares, em 2023, Valdemar, além de ter confessado o desejo de Bolsonaro pelo golpe, afirmou que recebia minutas de como fazer o ex-presidente continuar no poder.
“Ele nunca falou nesses assuntos comigo [sobre contestar a eleição]. Um dia eu falei: ‘Tudo que temos que fazer tem que ser dentro da lei’. Ele [Bolsonaro] falou: ‘Tem que ser dentro das quatro linhas da Constituição’. Como o pessoal acha que ele é muito valente, meio alterado, meio louco, achava que ele poderia dar o golpe. Ele não fez isso porque não viu maneira de fazer. Advogados me mandavam como fazer utilizando o artigo 142, mas tudo fora da lei. Tive o cuidado de triturar. Vi que nao tinha condições, e o Bolsonaro nao quis fazer nada fora da lei”, disse Valdemar à repórter Jussara Soares.
Os investigadores questionaram Valdemar sobre as propostas golpistas que ele recebeu após a eleição e por que ele não ter apresentado os documentos à Polícia Federal.
O presidente do PL, então, alegou que descartava todas as propostas golpistas que recebia pois “eram apócrifos”.
(Correção às 16h43 do dia 15 de março: A primeira versão desta reportagem afirmou que Valdemar da Costa Neto afirmou à Polícia Federal que Bolsonaro “não viu uma maneira de fazer [golpe]”. Entretanto, o trecho da fala de Valdemar foi à repórter Jussara Soares e usada pelos investigadores para questionar Valdemar.)