Na contramão da transparência, TCU apagou vídeos de sessões colegiadas
O Tribunal de Contas da União apagou diversos vídeos de sessões colegiadas do YouTube da corte; decisão foi tomada na gestão de Bruno Dantas
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Contas da União apagou diversos vídeos de sessões colegiadas do YouTube da corte. A medida de diminuição da transparência, tomada na gestão Bruno Dantas, vai na contramão dos tribunais de contas país afora e de diversos colegiados do Judiciário, de agências reguladoras e de outros órgãos.
O TCU manteve a transmissão ao vivo, mas, após o fim das sessões, os vídeos não ficam disponíveis, o que impede que interessados nos casos discutidos pelos ministros assistam depois, bem como haja acompanhamento da sociedade civil e da imprensa.
Procurado, o TCU não respondeu por que apagou vídeos de sessões do YouTube e por que, após a transmissão ao vivo, o material não fica mais disponível no canal.
Esta não foi a primeira medida antitransparência da atual gestão. Recentemente, o TCU aprovou uma regra que autoriza a classificação das informações de viagens de autoridades em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) como sigilosas, alegando que a divulgação desses dados, mesmo depois das viagens já terem acontecido, colocaria a segurança das chamadas “altas autoridades” em risco.