metropoles.com

Na contramão da transparência, TCU apagou vídeos de sessões colegiadas

O Tribunal de Contas da União apagou diversos vídeos de sessões colegiadas do YouTube da corte; decisão foi tomada na gestão de Bruno Dantas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Lula ministro do TCU, Bruno Dantas
1 de 1 Lula ministro do TCU, Bruno Dantas - Foto: Reprodução/Twitter

O Tribunal de Contas da União apagou diversos vídeos de sessões colegiadas do YouTube da corte. A medida de diminuição da transparência, tomada na gestão Bruno Dantas, vai na contramão dos tribunais de contas país afora e de diversos colegiados do Judiciário, de agências reguladoras e de outros órgãos.

O TCU manteve a transmissão ao vivo, mas, após o fim das sessões, os vídeos não ficam disponíveis, o que impede que interessados nos casos discutidos pelos ministros assistam depois, bem como haja acompanhamento da sociedade civil e da imprensa.

Procurado, o TCU não respondeu por que apagou vídeos de sessões do YouTube e por que, após a transmissão ao vivo, o material não fica mais disponível no canal.

Esta não foi a primeira medida antitransparência da atual gestão. Recentemente, o TCU aprovou uma regra que autoriza a classificação das informações de viagens de autoridades em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) como sigilosas, alegando que a divulgação desses dados, mesmo depois das viagens já terem acontecido, colocaria a segurança das chamadas “altas autoridades” em risco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?