metropoles.com

MPRJ pede a Gilmar para participar de julgamento sobre comando da CBF

MPRJ quer ser admitido no processo para poder participar do julgamento que definirá se Ednaldo Rodrigues segue à frente da CBF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues concede entrevista ao metrópoles
1 de 1 Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues concede entrevista ao metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu nessa quarta-feira (19/6) ao ministro Gilmar Mendes, do STF, permissão para participar do julgamento na Corte que vai decidir sobre a permanência de Ednaldo Rodrigues no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A análise do caso está prevista para o próximo dia 25 de junho.

Foi com o MPRJ que a CBF firmou, em 2022, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabeleceu as regras eleitorais por meio das quais Ednaldo foi eleito ao comando da confederação, naquele ano.

Em dezembro de 2023, no entanto, a 21ª Vara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro derrubou o TAC e afastou o cartola da presidência da CBF.

Por decisão liminar de Gilmar, Ednaldo Rodrigues retomou o poder na entidade em janeiro deste ano. Agora, os ministros do Supremo vão analisar se referendam ou não a decisão, tomada no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida no STF pelo PCdoB.

O MPRJ quer ser admitido como “amicus curiae” no processo, para poder apresentar alegações sobre o mérito do caso e participar do julgamento.

No pedido a Gilmar, o MP alegou ser “notória” sua legitimidade para atuar em assuntos referentes às entidades desportivas — como no caso do TAC firmado com a CBF.

“Faz-se mister frisar que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pretende trazer informações relevantes ao debate aqui levantado, o que enfatiza ainda mais a imprescindibilidade de sua contribuição”, disse a petição ao ministro.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Twitter

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?