metropoles.com

MPF pede para anular maior contrato de mineração de ouro do país

Mineradora canadense Belo Sun tenta operar maior projeto de mineração de ouro a céu aberto do país; MPF concordou com Defensoria Pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mevans/Getty
Ouro
1 de 1 Ouro - Foto: Mevans/Getty

O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Justiça anule o contrato de concessão com a mineradora canadense Belo Sun, que autoriza o maior projeto de mineração de ouro a céu aberto do país. O parecer, assinado no último dia 30, é mais um empecilho para que a empresa comece a operar na região do Xingu, no Pará.

O MPF concordou com a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública paraense, que em 2022 apontaram à Justiça diversas irregularidades no contrato do governo federal com a Belo Sun. Segundo a DPU, a área em questão é destinada à reforma agrária e abriga pelo menos 200 famílias. Os defensores também apontaram que a mineradora ocupava terras ilegalmente na região e teria de obter o aval do Congresso para comprar os terrenos.

O procurador Rafael Nogueira afirmou que o MPF não concorda com “a imposição de direitos minerários sobre áreas afetadas à reforma agrária, especialmente em um estado marcado por sangrentos conflitos rurais pela posse de terras e que, apesar da imensidão territorial, carece de áreas aptas à implementação de políticas públicas de acesso à moradia e ao trabalho”.

Desde 2017, o licenciamento da Belo Sun está suspenso por uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que apontou a falta de estimativa de impacto para as comunidades atingidas.

A região Volta Grande do Xingu, almejada pelos canadenses em busca de ouro, já enfrenta impactos ambientais severos, a exemplo da falta de água, por causa da Usina de Belo Monte, a maior hidrelétrica do Brasil. O local tem comunidades indígenas e ribeirinhas, além de grande biodiversidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?