metropoles.com

MPF investigará PM de Goiás por monitorar movimentos sociais do campo

Polícia Militar de Goiás pediu identificação de lideranças de movimentos sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
PM de Goiás
1 de 1 PM de Goiás - Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) irá investigar a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) por monitorar os movimentos sociais do campo. O órgão determinou uma série de medidas para apurar informações sobre a questão no mesmo dia em que a coluna denunciou o pedido feito pelo Comando Geral da PM-GO. O governador Ronaldo Caiado segue em silêncio sobre o episódio.

A apuração do MPF partiu de uma solicitação da Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra “relatando a abordagem de suposto policial militar, solicitando informações sobre assentamentos e acampamentos da reforma agrária no estado de Goiás, bem como informações sobre lideranças e movimentos sociais e sindicais que os representam”.

A ordem do comando da PM-GO exigia que fossem mapeados “por meio de coordenadas geográficas os assentamentos/acampamentos”, a identificação e a qualificação das “lideranças locais desses movimentos, bem como levantar o quantitativo de pessoas em cada assentamento/acampamento (quantidade de crianças, mulheres e faixa etária dos integrantes desses movimentos)”.

De acordo com a denúncia, a Pastoral da Terra foi abordada “por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, por email não institucional e também presencialmente, na sede da entidade”. O suposto policial militar não forneceu uma identificação funcional.

Por causa disso, a primeira determinação do MPF é para estabelecer se “a pessoa auto-identificada como CB Muniz pertence aos quadros da Polícia Militar do Estado de Goiás e a sua lotação atual”. Caso a resposta seja positiva, o MPF pede “esclarecimentos acerca das circunstâncias da abordagem” e se ela foi feita obedecendo a ordens superiores, e qual a finalidade do levantamento de informações.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?