metropoles.com

MPF investiga rádio por financiar e estimular golpismo do 8 de janeiro

MPF no Paraná abriu inquérito; Rádio Estúdio, em Cascavel, fez propagandas em acampamento golpista e incitou atos extremistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcus Rodrigues/Metrópoles
Radicais - Metrópoles
1 de 1 Radicais - Metrópoles - Foto: Marcus Rodrigues/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná abriu inquérito, na última terça-feira (7/2), contra uma rádio em Cascavel (PR) por supostamente financiar os atos golpistas do 8 de janeiro, incentivar discursos extremistas e até fazer propaganda em um acampamento golpista em frente à sede do Exército na cidade.

Segundo o MPF, há suspeitas de que a Rádio Cidade de Cascavel, cujo nome comercial é Rádio Estúdio 92,3 FM, tenha financiado diversos atos antidemocráticos em Brasília e em Cascavel (PR), inclusive o de 8 de janeiro, quando bolsonaristas saquearam as sedes dos Três Poderes. O canal com concessão pública estimulou ideias antidemocráticas e pregou crimes, o que é proibido. Também divulgou mentiras de “supostos especialistas jurídicos” para reforçar teorias extremistas.

Os investigadores apontaram que, no fim do ano passado, o apresentador Duka Siliprandi fez diversas afirmações de teor criminoso, sem qualquer lastro na realidade. Após a derrota de Jair Bolsonaro e o início dos acampamentos golpistas, Siliprandi disse que Bolsonaro “foi roubado nas urnas”.

O funcionário da Rádio Estúdio afirmou também que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, “surtou, apresenta visíveis sinais de alucinação, atingiu faz muito tempo o delírio, é uma espécie de demência”. As Forças Armadas e os extremistas civis também foram incitados a um confronto armado golpista: “Se as Forças Armadas, porventura, não tomarem o lado dos patriotas, creio eu que o povo deve ir para o sacrifício, em nome da liberdade e da honra”.

Agora, a rádio terá 15 dias para prestar explicações ao MPF. A empresa está proibida de mudar qualquer conteúdo publicado nas redes sociais, inclusive transmissões no Youtube.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?