metropoles.com

MP pede apuração de Luz Para Todos exclusivo de fazenda dos Alcolumbre

MP do Tribunal de Contas quer investigar a denúncia de que Luz Para Todos contemplou indevidamente família do senador governista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Davi Alcolumbre durante evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República - Metrópoles
1 de 1 Davi Alcolumbre durante evento de lançamento da pré-candidatura à Presidência da República - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O Ministério Público no Tribunal de Contas da União pediu a abertura de uma investigação para identificar os responsáveis pelo fato de o programa Luz Para Todos ter beneficiado irregularmente uma fazenda da família do senador governista Davi Alcolumbre, no Amapá.

A representação cita reportagem da coluna que revelou que a irregularidade, detectada pela Controladoria-Geral da União, contemplou a empresa Agro Alegria, de tio e primos do parlamentar. O decreto que criou o programa, que oferece instalação de luz e subsídio na conta de energia elétrica, determina que o benefício deve ser concedido a pessoas pobres. A Agro Alegria, no entanto, é uma empresa de médio/grande porte.

No documento, o procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público do TCU, pede ao conselheiro Benjamin Zymler autorização para “identificar os agentes responsáveis pela prática de atos que culminaram com a edificação de rede elétrica” na fazenda dos Alcolumbre.

E, ainda, para “realizar oitivas e diligências com o intuito de colher informações que ainda se façam necessárias à caracterização das apontadas ilicitudes, identificação de responsáveis pelo seu cometimento e expedição de medidas corretivas.”

Davi Alcolumbre se manifestou por meio de nota:

“O senador Davi Alcolumbre afirma que nunca tratou de nada relacionado e que não tem participação de nenhuma natureza na propriedade citada e só teve conhecimento da questão pela imprensa. Mais do que isso: Lamenta sofrer esse tipo de insinuação, sem qualquer prova. Causa estranheza e é um absurdo a tentativa de associação do nome do senador ao favorecimento de quem quer seja.”

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?