MP Eleitoral vai a quartéis da PM no RJ para prevenir abusos eleitorais
MP Eleitoral do Rio assinou uma recomendação contra propaganda eleitoral em quartéis e abusos de candidaturas de militares
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro está, desde o fim de julho, visitando quartéis da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros para prevenir abusos eleitorais de candidaturas de militares.
O órgão está entregando aos agentes de segurança do estado recomendação, assinada no dia 30 de junho deste ano, contra a propaganda eleitoral no meio militar.
O documento fornece respaldo legal para evitar os abusos eleitorais de candidatos militares, sejam eles da base ou de patentes altas. Os agentes, de acordo com a lei eleitoral, devem, além de pedir licença de seus cargos, se abster de frequentar eventos oficiais e fazer pronunciamentos para a classe.
Segundo a colunista Berenice Seara, 91 PMs pediram licença à Diretoria-Geral de Pessoal da corporação para concorrer a vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Dos afastados, 14 são oficiais; e 77, são praças.
O MP Eleitoral determinou que a recomendação seja amplamente divulgada nos quartéis e publicada nos boletins internos da corporação.