metropoles.com

MP acha “ok” governador usar UTI aérea para ir a festa da JBS

Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes usou UTI aérea do governo estadual para ir à festa da JBS

atualizado

Compartilhar notícia

Mayke Toscano/Secom-MT
Mauro Mendes, governador de Mato Grosso
1 de 1 Mauro Mendes, governador de Mato Grosso - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, afirmou na última semana ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que não viu “elementos suficientes” para apurar o uso de um avião UTI do estado pelo governador Mauro Mendes para ir a uma festa da JBS em dezembro do ano passado. O caso foi revelado pela coluna.

“Não vi elementos suficientes que clamassem a adoção de providências de ofício a respeito do tema, não obstante a repercussão dada pelos veículos de comunicação”, escreveu o chefe do Ministério Público estadual, acrescentando: “É natural que autoridades, chefes de Poderes ou de Estado participem de eventos das mais variadas naturezas, sejam públicos ou privados”.

O trecho consta de uma manifestação de Cruz Júnior ao CNMP no último dia 1º. O procurador-geral é alvo de uma reclamação disciplinar movida pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, do MDB do Mato Grosso. De acordo com o parlamentar, Cruz Júnior tem “proximidade pessoal” com o governador e é omisso em relação ao Poder Executivo local.

Como revelou a coluna em dezembro do ano passado, o governador Mauro Mendes usou um avião UTI do governo do estado para ir à festa de 90 anos do fundador da JBS, José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, organizada pelos seus filhos José Batista Júnior, Joesley e Wesley Batista, no interior de Goiás. O avião foi comprado pelo governo estadual em 2020, durante a pandemia. Em nota, o governador alegou que havia sido convidado como “chefe do Executivo” do Mato Grosso e, por isso, usou o transporte oficial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?