Mourão prevê reação da PM a mudança na lei sobre militares na política
Hamilton Mourão considera a medida desnecessária e diz que a proposta criará novas tensões entre o governo e as polícias militares
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, disse que haverá reação das Polícias Militares ao projeto de lei que obriga os militares a irem para a reserva antes de disputarem eleições ou de assumirem cargos políticos ou civis.
A proposta foi elaborada pelo Ministério da Defesa, com aval do comandante do Exército, Tomás Ribeiro Paiva, e passa por avaliação do Palácio do Planalto.
“Esse projeto é desnecessário, porque a legislação já prevê a ida para a reserva em caso de vitória na eleição. Hoje, a imensa maioria dos candidatos militares são das polícias militares. Se a proposta se estender às PMs, haverá reação negativa por parte delas”, disse Mourão, que é general da reserva do Exército.
O projeto foi idealizado como uma resposta aos ataques golpistas do dia 8 de janeiro. A intenção do governo e do Exército é despolitizar as Forças Armadas.