metropoles.com

Mossoró: demora na recaptura faz Ministério da Justiça pedir ajuda

André Garcia recorreu a seu antecessor na pasta, Rafael Velasco, para pedir ajuda sobre em quem confiar ou não no órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
fugitivos da Penitenciária Federal em Mossoró, Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça
1 de 1 fugitivos da Penitenciária Federal em Mossoró, Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça - Foto: Reprodução

A crise gerada pela fuga dos dois presos em Mossoró fez o secretário de Políticas Penais do Ministério da Justiça, André Garcia, ter de recorrer a seu antecessor na pasta, Rafael Velasco, para pedir ajuda sobre em quem confiar ou não no órgão que estava assumindo.

O pedido de ajuda foi considerado necessário por Garcia pelo fato de ele ter assumido em meio à pior crise do sistema penitenciário federal e não ter interlocutores de confiança na pasta.

A propósito, um aspecto ainda pouco explorado no episódio da fuga foi a escala de plantão dos funcionários dos presídios federais. Dada a sensibilidade do tema, Velasco acompanhava de perto a formação das escalas de todos os presídios federais, para ter confiança em quem estava responsável pelas penitenciárias.

Garcia havia acabado de assumir e não tinha essa prática.

(Atualização, às 20h40 de 5 de março de 2024. O Ministério da Justiça enviou nota à coluna em que negou que o pedido de ajuda a Velasco tenha ocorrido. “O secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, considera válido e importante o auxílio de pessoas que atuam ou passaram pela Pasta, agregando experiência e visão estratégica à ação de captura dos dois fugitivos do Penitenciária Federal de Mossoró (RN). No entanto, afirma que não tratou do assunto com o ex-secretário da Senappen Rafael Velasco”, disse o comunicado. “Garcia exalta a competência do corpo técnico da Secretaria e a confiança na equipe, com quem mantém reuniões frequentes para avaliar a operação e reparar falhas, o que vem ocorrendo desde o dia da fuga dos detentos. O secretário também reafirma a competência de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Penal Nacional e Força Nacional, além de corporações locais, que desempenham suas funções em compromisso com o país e seus valores”, completou o ministério.)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?