metropoles.com

Moro escutou conselho de Alcolumbre ao votar indicação de Flávio Dino

Davi Alcolumbre conversou com Sergio Moro sobre como a participação na sabatina de Flávio Dino definiria o futuro político do ex-juiz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Sergio Moro conversa com o senador Davi Alcolumbre durante sessão de uma das comissões do Senado
1 de 1 Sergio Moro conversa com o senador Davi Alcolumbre durante sessão de uma das comissões do Senado - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A “civilidade” com que Sergio Moro tratou Flávio Dino na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado partiu de um conselho que o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre, deu ao ex-juiz.

Antes da sabatina, Alcolumbre disse a Moro que a votação do nome de Dino seria a oportunidade de mostrar às instâncias do poder — leia-se, os ministros do STF — que tipo de oposição o ex-juiz estava disposto a fazer no Senado. A indicação de Dino era defendida por Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Alcolumbre comentou que não seria interessante para Moro se firmar como um bolsonarista radical e que o ex-juiz tinha credenciais para liderar uma vertente de direita moderada.

Moro causou furor no bolsonarismo ao confraternizar com Dino na CCJ. O senador abraçou o indicado de Lula ao STF e gargalhou após uma conversa ao pé do ouvido.

O deputado cassado Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse a pessoas próximas que ficou “extremamente desapontado” com a postura de Moro no Senado. Dallagnol acredita que Moro quis enviar sinais ao STF para não ter o mandato cassado.

O PT e o PL, partido de Jair Bolsonaro, acusaram Moro no TRE do Paraná de cometer os crimes de abuso de poder econômico, arrecadação e gastos eleitorais ilícitos e mau uso dos meios de comunicação no pleito de 2022. As ações, que agora tramitam em um só processo, pedem que o ex-juiz seja cassado e fique inelegível por oito anos. Em última instância, o TSE decidirá qual será o futuro político de Moro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?