metropoles.com

Moraes mantém preso PM da reserva que liderou acampamento golpista

Moraes manteve prisão preventiva de Cláudio Mendes dos Santos, ex-PM do DF acusado de incitar e financiar golpismo do 8 de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rinaldo Morelli/Agência CLDF
O major da reserva da PM do Distrito Federal Cláudio Mendes dos Santos, preso em Brasília
1 de 1 O major da reserva da PM do Distrito Federal Cláudio Mendes dos Santos, preso em Brasília - Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Apontado pela Polícia Federal como líder do acampamento golpista em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, o major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal Cláudio Mendes dos Santos teve a prisão preventiva mantida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O ex-PM está detido na capital desde 23 de março de 2023, suspeito de ter atuado na organização e no financiamento dos atos golpistas de 8 de Janeiro. Em março, a Primeira Turma do STF aceitou denúncia da PGR contra ele e o tornou réu pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado.

Em decisão em segredo de Justiça assinada na segunda-feira (1/4), à qual a coluna teve acesso, Moraes considerou que não se alteraram os motivos pelos quais Mendes foi preso preventivamente: “indícios de que integra associação criminosa que, de forma reiterada e ostensiva, atentou contra a Democracia e o Estado de Direito, pleiteando a implantação de um governo militar”.

Moraes também apontou diligências investigativas em curso, “impossibilidade” de substituir a prisão preventiva por medidas alternativas e ressaltou a “gravidade exacerbada” da conduta do PM da reserva, “a demonstrar elevada periculosidade social e poder de influência sobre terceiros”.

O ministro afirmou que, além de incitar o golpismo, Cláudio Mendes dos Santos costumava pedir transferências via Pix à conta bancária de sua mulher, cuja arrecadação seria destinada a financiar atos antidemocráticos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?