Moraes desmente fake news que circula em campanha a prefeitura
Imagem de ministro do STF Alexandre de Moraes com candidata que foi juíza tem circulado em campanha municipal; ministro desmentiu fake news
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do STF Alexandre de Moraes desmentiu nesta quarta-feira (25/9) imagem que tem circulado na campanha eleitoral à Prefeitura de Porto Velho. Na fotografia com a fake news, em que Moraes supostamente elogia a candidata Juíza Euma Tourinho, do MDB, busca explorar o apelo do bolsonarismo em Rondônia, que em 2022 deu 70% dos votos a Jair Bolsonaro contra Lula.
“Minha amiga Euma, toda sorte pra você na Prefeitura de Porto Velho”, diz uma fala falsamente atribuída a Moraes na imagem. Na fotografia, Moraes aparece ao lado da então magistrada em 2019, no início do governo Bolsonaro, durante congresso de juízes.
“O ministro nunca falou isso sobre a candidata”, afirmou o gabinete de Moraes à coluna.
Euma Tourinho foi juíza por 25 anos e deixou a magistratura no início de 2024, para se candidatar a prefeita de Porto Velho. Ela tenta ser a primeira prefeita da história da capital de Rondônia.
Segundo pesquisa Quaest divulgada no último dia 17, a disputa é liderada por Mariana Carvalho (União Brasil), aliada do prefeito, com 56% das intenções de voto. Léo Moraes (Podemos) tem 11%; Euma Tourinho, 10%; Célio Lopes (PDT) marca 6%. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, e o nível de confiança, 95%.