metropoles.com

Miranda pediu em abril reunião com Queiroga para denunciar ilegalidades; veja email

Deputado solicitou urgência a ministro, mas não foi atendido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Luis Miranda_CPI da Covid
1 de 1 Luis Miranda_CPI da Covid - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado Luis Miranda pediu em 6 de abril uma reunião urgente com Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, sobre “ilegalidades” na pasta. A audiência não ocorreu até esta segunda-feira (28/06). Dezessete dias antes do pedido, o parlamentar e seu irmão, o servidor do ministério Luis Ricardo Miranda, haviam alertado pessoalmente Jair Bolsonaro sobre pressões indevidas nas negociações da vacina Covaxin.

“Senhor ministro, cumprimentando-o cordialmente, sirvo-me do presente para solicitar, em caráter de urgência, audiência com Vossa Excelência para tratar de assuntos referentes a ilegalidades no Ministério da Saúde e outros temas relacionados com as vacinas”, dizia o ofício, obtido pela coluna, assinado por Luis Miranda e destinado a Marcelo Queiroga em 6 de abril. O ministro havia tomado posse no cargo em 23 de março.

O documento timbrado do gabinete do parlamentar na Câmara foi enviado a dois e-mails do gabinete de Queiroga pela equipe técnica do deputado. Ambos tinham o título “Solicitação de reunião urgente”.

Jair Bolsonaro recebeu a denúncia dos irmãos Miranda no Palácio da Alvorada em 20 de março, segundo o deputado afirmou à CPI da Covid na última sexta-feira (25/06). De acordo com o depoimento, Bolsonaro citou o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, ao saber das supostas irregularidades, e disse que acionaria o diretor-geral da PF.

“Ele (Bolsonaro) diz: ‘Isso é coisa do fulano. (Palavrão), mais uma vez’. E dá um tapa na mesa”, afirmou o deputado aos senadores. Mais tarde na sessão, Miranda confirmou que tratava-se de Ricardo Barros.

Ofício Luis Miranda a Marcelo Queiroga

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?