metropoles.com

Ministros do governo Lula travam mais um embate por obras na Amazônia

Ministros da Agricultura e dos Povos Indígenas têm posições contrárias sobre construção da Ferrogrão na Amazônia; ação tramita no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guilherme Martimon/Mapa
Carlos Fávaro ministro da agricultura - Metrópoles
1 de 1 Carlos Fávaro ministro da agricultura - Metrópoles - Foto: Guilherme Martimon/Mapa

Além da exploração de petróleo na Foz do Amazonas, outra disputa ambiental tem gerado embates públicos entre ministros do governo Lula. O alvo é a construção da Ferrogrão, que será julgada pelo STF no próximo dia 31.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu o projeto da ferrovia na noite desta segunda-feira (22/5). A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, pediu na semana passada que a Advocacia-Geral da União se posicione contra a medida provisória que viabiliza a obra.

Criticada por ambientalistas, a Ferrogrão ligaria Sinop (MT) ao porto de Itaituba (PA), passando por dentro de uma unidade de conservação ambiental.

“Eu sou favorável ao projeto. Nós temos que trazer competitividade e oportunidades. O Brasil não pode ficar refém de pouca logística ou de um modal só. A integração entre os modais é assim no mundo inteiro e não há nada mais sustentável do que uma ferrovia”, afirmou Fávaro em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

O argumento de que a ferrovia diminuirá a circulação de caminhões e, com isso, a emissão de gases poluentes para escoar a safra tem sido defendido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?