Ministro do Turismo repete fake news de que Bolsonaro evitou guerra
Gilson Machado inventou em entrevista que Bolsonaro foi responsável por convencer Vladimir Putin a não invadir a Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Turismo, Gilson Machado, defendeu a tese mentirosa de que Jair Bolsonaro foi o responsável por impedir a invasão militar da Rússia contra a Ucrânia.
Machado disse nesta quinta-feira (17/2) que Bolsonaro levou uma “mensagem de paz” que fez o presidente russo, Vladimir Putin, retirar as tropas da fronteira com a Ucrânia.
“O Brasil é um país historicamente conciliador. Sempre tivemos grandes exemplos de grandes diplomacias por outros presidentes, de problemas mundiais que conseguimos resolver. Foi um momento que o presidente chegou lá e enviou uma mensagem de paz para o presidente Putin. Graças a Deus já foram retiradas as tropas e não se fala mais em guerra”, afirmou.
A fake news começou como uma montagem compartilhada pelo ex-ministro Ricardo Salles nas redes sociais simulando uma manchete da CNN. A militância bolsonarista, no entanto, transformou o absurdo em narrativa para a campanha política.
A primeira-dama Michelle Bolsonaro foi questionada sobre a versão durante evento público na Paraíba, mas ficou constrangida e manteve o silêncio. Eduardo Bolsonaro brincou nas redes que era um meme, o que, claramente era uma fake news. Pelo visto Gilson Machado não leu a postagem do Zero Três e repetiu a lorota.
Ver essa foto no Instagram