Ministro do STJ que trancou caso de governador de MT usou avião do estado
Ministro Sebastião Reis, do STJ, voou no avião do governo de MT dois meses após votar para absolver governador Mauro Mendes
atualizado
Compartilhar notícia
Dois meses depois de votar para absolver o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior voou no avião do governo do estado. Investigado por falsidade ideológica até este ano, o governador Mauro Mendes foi reeleito em outubro pelo União Brasil.
O voo oficial partiu de Cuiabá a Brasília em 7 de agosto. Também estava no avião o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca, que não participou do julgamento do governador.
Em 2019, Mauro Mendes e a juíza do Trabalho Carla Reita se tornaram réus na Justiça Federal por falsidade ideológica. Segundo o Ministério Público Federal, Mendes e Reita atuaram em 2009 para comprar um apartamento em Cuiabá por meio de um leilão do Tribunal Regional do Trabalho, onde trabalhava a magistrada. Depois da compra, supostamente feita com declarações falsas, o imóvel foi transferido para a juíza.
Em junho deste ano, a Sexta Turma do STJ decidiu trancar o processo. O julgamento foi unânime: votaram pela absolvição os ministros Sebastião Reis, que em agosto voaria no avião do governo; Antonio Saldanha; Rogerio Schietti; e Olindo Menezes, relator do caso.
Procurado por meio do STJ, o ministro Sebastião Reis não respondeu por que usou o avião do governo do estado dois meses depois de votar para absolver o governador. O STJ afirmou que Sebastião Reis e Reynaldo Soares foram levados pelo governo de Mato Grosso de volta a Brasília depois de participarem de um evento em Cuiabá sobre o pacote anticrime.
Segundo o STJ, o transporte aéreo foi cedido pelos organizadores do evento: a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, a Fundação Escola Superior do MP de Mato Grosso e a Escola Superior de Advocacia da OAB de Mato Grosso.
Procurado, o governo do Mato Grosso afirmou que o voo foi solicitado pelo Tribunal de Justiça do estado após o evento sobre o pacote anticrime.