Ministro de Lula terá de explicar a deputados desencontro com Zelensky
O chanceler Mauro Vieira será questionado na Câmara sobre o desencontro entre Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no Japão
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá de prestar explicações na Câmara dos Deputados sobre o desencontro entre Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a reunião do G7, no Japão.
Vieira participará de uma audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional às 9h desta quarta-feira (24/5). A ida do chanceler à Câmara foi sugerida por quatro deputados de oposição: Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Ricardo Salles (PL-SP) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
A audiência havia sido marcada antes da ida de Lula para o Japão. O presidente afirmou, em entrevista no domingo (21/5), que Zelensky não compareceu ao encontro organizado pelo governo brasileiro.
Também entrará na pauta o caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, na Espanha. Os deputados querem que Vieira detalhe quais medidas serão tomadas pelo Itamaraty para proteger o atleta brasileiro.