metropoles.com

Ministro da Noruega vem ao Brasil por retomada do Fundo Amazônia

Ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide conversará com Marina, Dino, Guajajara e sociedade civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ONU
Espen Barth Eide
1 de 1 Espen Barth Eide - Foto: Divulgação/ONU

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, virá ao Brasil na próxima semana para conversar sobre a retomada do Fundo Amazônia. A Noruega é a principal doadora do fundo ambiental que foi interrompido durante o governo Bolsonaro.

Eide ficará no Brasil entre a quarta-feira (22/3) e o sábado (25/3). O ministro norueguês encontrará autoridades, integrantes da sociedade civil e povos indígenas. Três ministros conversarão com Eide: Marina Silva, do Meio Ambiente; Flávio Dino, da Justiça; e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas.

Eide considera que preservar as florestas tropicais, como a Amazônica, é o meio mais eficaz de limitar o aumento da temperatura global. No governo Bolsonaro, o Fundo Amazônia foi esvaziado por decisões do Planalto que violaram o contrato da cooperação. No mesmo período, o desmatamento na Amazônia bateu sucessivos recordes.

Logo após a vitória de Lula sob Jair Bolsonaro, em outubro do ano passado, a Noruega anunciou que retomaria os repasses. Em 3 de janeiro, dois dias após a posse de Lula, a Noruega informou que o Brasil já poderá aplicar R$ 3 bilhões dessa verba.

Em fevereiro deste ano, após uma reunião com Joe Biden na Casa Branca, Lula e o presidente norte-americano afirmaram em comunicado conjunto que os EUA decidiram aderir ao Fundo Amazônia. O valor das doações ainda não está fechado. Depois disso, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, defendeu que o repasse seja de pelo menos US$ 1 bilhão ao ano. Mercadante fez a afirmação em uma reunião com o assessor especial do governo americano para o Clima, John Kerry.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?