metropoles.com

Ministro da Educação marcou agenda em Noronha e aproveitou para esticar em férias

Milton Ribeiro viajou duas vezes à Ilha, uma em véspera de feriado e outra em uma sexta-feira; Pasta não respondeu quem bancou as viagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Milton Ribeiro
1 de 1 Milton Ribeiro - Foto: Divulgação

Milton Ribeiro, o ministro da Educação, visitou Fernando de Noronha duas vezes durante seu primeiro ano à frente do cargo e, nas duas ocasiões, foi à ilha de Pernambuco por motivo de trabalho às vésperas de um feriado e, da segunda vez, há duas semanas, na véspera do começo de suas férias.

A primeira visita ocorreu dias antes do feriado de Finados, em outubro de 2020, e a outra há duas sextas-feiras, no dia 16 de julho. Ribeiro ficou na ilha até 22 de julho, em férias. Segundo sua agenda, ele esteve em férias até 30 de julho.

A coluna questionou o Ministério da Educação sobre quem foi o responsável pelos custos da última viagem e se Ribeiro havia estendido a visita para o fim de semana, mas a pasta não respondeu.

O ministro estava acompanhado do presidente da Fundação Joaquim Nabuco, o irmão do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014) e bolsonarista Antônio Campos, e da assessora do órgão, Karla Veloso. A agenda oficial indicou que o ministro fez uma visita ao Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e atendeu a uma palestra do curso de condutores de visitantes da Ilha de Fernando de Noronha. Toda a programação foi acompanhada de Antônio Campos.

Sobre a viagem de outubro, uma reportagem do jornal Folha de Pernambuco também questionou o ministério sobre os custos de passagem, estadia e o motivo da visita. A pasta também não respondeu. Segundo a reportagem, o ministro ficou na ilha de 29/10 até 03/11, ou seja, durante o feriado. Ribeiro estava acompanhado dos então ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A agenda ministerial indicou que no dia 29 de outubro de 2020, uma quarta-feira, Ribeiro fez uma visita técnica a uma escola de ensino médio. Na sexta-feira (30/10), segundo a agenda, o ministro fez “despachos” internos, sem mais informações. O Portal da Transparência também não mostra detalhes da viagem.

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, segundo informou o Portal da Transparência, decidiu prolongar a estadia. Campos estava acompanhado da sua companheira, mostraram postagens no Instagram. A coluna não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Fundação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?