metropoles.com

Ministra de Lula propôs volta de matéria escolar criada pela ditadura

Assim como fez Bolsonaro, a ministra do Turismo de Lula, Daniela do Waguinho, propôs em 2021 a volta da educação moral e cívica nas escolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
Daniela do Waguinho, ministra do Turismo, cumprimenta o presidente Lula durante cerimônia em Brasília
1 de 1 Daniela do Waguinho, ministra do Turismo, cumprimenta o presidente Lula durante cerimônia em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A ministra do Turismo do governo Lula, Daniela do Waguinho, propôs, em 2021, a reintrodução da educação moral e cívica nos currículos escolares. A medida era uma das propostas defendidas por Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.

Daniela integrava a Comissão de Educação da Câmara e estava no primeiro mandato como deputada quando propôs o projeto de lei. Ela foi reeleita no ano passado, mas se licenciou ao ser indicada para o Ministério do Turismo na cota do União Brasil.

Ao justificar o projeto de lei, Daniela disse que estudantes passariam “a ter a base pedagógica para aprender e entender sobre a importância da unidade familiar na Constituição e solidez de uma sociedade saudável, solidária, acolhedora, comprometida com o equilíbrio emocional de seus membros, segura o suficiente para rechaçar os mecanismos da violência coletiva e da degeneração vinculada aos vícios extremos”.

O projeto defendia a “produção e distribuição de material didático adequado” para reintroduzir a matéria nas salas de aula. Por decisão da Mesa Diretora, o texto acabou apensado a um projeto com o mesmo teor e que foi apresentado em 2016 por Cabo Daciolo.

A ditadura militar estabeleceu a educação moral e cívica nos currículos escolares em 1969, após a aprovação do AI-5. No decreto-lei, a Junta Militar afirmava que a matéria preservaria o “espírito religioso”, a “dignidade” e “o amor à liberdade com responsabilidade, sob inspiração de Deus”. As aulas só deixaram o ensino obrigatório em 1993, durante o governo de Itamar Franco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?