metropoles.com

Ministério pede que Congresso rejeite projeto do marco temporal

Câmara aprovou urgência para projeto do marco temporal, apoiado por ruralistas; Ministério dos Direitos Humanos vê “grande preocupação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Indígenas fazem vigília na Praça dos 3 Poderes enquanto STF vota marco temporal8
1 de 1 Indígenas fazem vigília na Praça dos 3 Poderes enquanto STF vota marco temporal8 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério dos Direitos Humanos pediu nesta sexta-feira (26/5) que o Congresso rejeite uma proposta que dificulta a demarcação de terras indígenas no país. O projeto do marco temporal teve a tramitação de urgência aprovada na Câmara na quarta-feira (24/5).

A pasta afirmou ter “grande preocupação” com o avanço desse projeto, e alertou para possíveis violações de direitos humanos como consequência da aprovação. O ministério citou regras da Constituição, da Organização Internacional do Trabalho e da Organização das Nações Unidas para rebater a proposta.

“Este ministério se posiciona no sentido de que nenhuma medida que afete diretamente os povos indígenas seja tomada sem suas amplas participações e pede para que, no mérito, as deputadas e os deputados deste país rejeitem o PL 49/07, pelas violações de direitos humanos que pode acarretar”.

O projeto que ganhou prioridade de tramitação na Câmara prevê que só podem ser demarcadas terras indígenas que já eram ocupadas por essas populações quando a Constituição entrou em vigor, em 1988. A medida é defendida por ruralistas e criticada por ambientalistas e defensores dos direitos humanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?