metropoles.com

Ministério ignora Bolsonaro e defende vacinação de adolescentes ao STF

Após críticas, ministério voltou a recomendar imunização; vacinação de adolescentes acontece amplamente na Europa e nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
vacinação adolescentes
1 de 1 vacinação adolescentes - Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde ignorou as críticas de Jair Bolsonaro e incluiu a vacinação de adolescentes contra a Covid no plano nacional de imunização. Em sua 11ª edição desde dezembro de 2020, o documento foi enviado nesta quinta-feira (14/10) ao STF pela Advocacia-Geral da União, no âmbito de uma ação movida pela Oposição.

“No grupo de adolescentes de 12 a 18 anos, existem determinadas condições de saúde que os colocam em risco aumentado de complicações e óbitos pela Covid-19“, escreveu a pasta na nova versão do documento.

Apenas três dias antes, disse Bolsonaro no Guarujá (SP): “Por que muitos governadores e prefeitos vacinaram jovens entre 12 a 17 anos? Baseados em quê? Recomendação da Anvisa? Da Saúde? De quem?”.

O próprio Ministério da Saúde e a Anvisa autorizaram a vacinação de pessoas de 12 a 17 anos no Brasil. O aval da agência aconteceu em junho para a vacina da Pfizer. A vacinação de adolescentes contra a Covid acontece amplamente nas principais economias do mundo. No Canadá e nos Estados Unidos, a imunização dessa faixa etária foi autorizada ainda em maio.

No mês passado, o ministério passou a recomendar que os adolescentes não fossem imunizados. Fortemente criticado, o órgão recuou apenas seis dias depois e voltou a liberar a vacinação em 22 de setembro. No dia seguinte, Jair Bolsonaro deixou claro em sua live que fora contrariado: “Por que esse interesse em vacinar a garotada?”.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?