Ministério do Empreendedorismo não produziu documentos em 40 dias
Governo criou Ministério do Empreendedorismo em setembro para abrigar Centrão em pasta ocupada por Márcio França, do PSB de Alckmin
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 40 dias depois de ser criado, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte ainda não produziu nenhum documento eletrônico e não começou a operar. A pasta é chefiada por Márcio França, do PSB, partido do vice Geraldo Alckmin.
Em 13 de setembro, França tomou posse, depois de ter sido substituído no comando do Ministério dos Portos e Aeroportos pelo deputado Silvio Costa Filho, indicado pelo PP, do Centrão. No mesmo dia, o governo Lula publicou uma medida provisória criando o Ministério do Empreendedorismo, como um desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A estrutura de cargos da nova pasta só foi autorizada pelo governo no último dia 4. Mesmo assim, até o dia 20 o órgão não produziu qualquer documento eletrônico. Isso significa que o ministério não analisou nenhum processo, não fez pareceres técnicos e não abriu sequer uma licitação, expedientes corriqueiros na administração pública. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
(Atualização às 14h42 de 27 de outubro de 2023: Em nota, o Ministério do Empreendedorismo afirmou que desde que foi criado, em 13 de setembro, “vem desempenhando atividades administrativas voltadas tanto à consolidação do seu quadro de funcionários quanto às tramitações documentais pertinentes às áreas técnicas”. A pasta acrescentou que publicou uma portaria em 11 de outubro para “disponibilizar, de forma célere, as linhas de crédito e a subvenção anunciados pelo governo federal para atenuar os prejuízos econômicos e apoiar o restabelecimento dos empreendedores do Rio Grande do Sul”.)