metropoles.com

Ministério da Saúde tira R$ 30 milhões de orçamento da diálise

Publicação do Ministério da Saúde no Diário Oficial retificou uma portaria que reajustava em 12,5% o valor pago às clínicas de diálise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19
1 de 1 Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

As cerca de 720 clínicas de diálise que prestam serviços ao SUS foram tomadas de surpresa nesta semana com a publicação no Diário Oficial da retificação de uma portaria de dezembro que concedera o reajuste da Tabela SUS da diálise, valendo a partir de dezembro de 2021. Com o novo texto, o início do pagamento do valor reajustado em 12,5% foi alterado para janeiro, provocando um rombo de R$ 30 milhões no orçamento do mês nas clínicas.

O reajuste foi anunciado pelo Ministério da Saúde com pompa, em cerimônia na sede da pasta em Brasília, com transmissão ao vivo, e participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e de pacientes renais e clínicas.

O impacto, segundo a Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante, é enorme, considerando que as clínicas estão em grave situação econômico-financeira após suportarem cinco anos sem reajuste nos valores recebidos.

O pleito do setor era de 46% de aumento, mas a Saúde anunciou 12,5%. O reajuste a partir de dezembro era um meio de tentar minimizar a crise. Muitas já contavam com esse recurso para começar a reduzir o endividamento.

A mudança não foi comunicada previamente pelo governo federal às clínicas e aos pacientes.

A Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante enviou um ofício ao ministério cobrando o cumprimento da portaria de dezembro.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?