metropoles.com

Ministério da Saúde não tem dados sobre medicamentos no SUS

Via Lei de Acesso à Informação (LAI), Saúde respondeu que está compilando dados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto mostra medicamentos e caixas de remédio de diferentes embalagens em fundo preto remédios
1 de 1 Foto mostra medicamentos e caixas de remédio de diferentes embalagens em fundo preto remédios - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde está compilando os dados sobre administração de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e, hoje, não tem acesso a quantos remédios foram administrados nos últimos anos nas farmácias que atendem postos de saúde do setor público.

Por meio da Lei de Acesso à Informação, o órgão respondeu que a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde está passando por manutenção para implementar um registro unificado.

“Após a conclusão dessa etapa de manutenção e revisão de arquitetura, iniciada neste mês de junho, e que também envolve atividades para qualificação da entrada de dados na base nacional junto a municípios e estados, serão definidas de forma tripartite as diferentes formas de publicização dos dados priorizando o atendimento do padrão de dados abertos e das legislações vigentes para acesso pelo cidadão e por toda da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa”, disse a Saúde.

Na semana passada, a coluna mostrou que prefeituras do estado inflaram os dados reportados ao SUS, aumentando o teto que podem receber de emendas, mas nem sempre os números correspondem à realidade do sistema de saúde local. Em alguns casos, foi registrado um aumento significativo na administração de medicamentos nas farmácias.

Nesta semana, o Senado aprovou um projeto de lei que obriga as farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) a divulgar os estoques dos medicamentos de forma quinzenal. O texto já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados e depende agora de sanção presidencial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?