metropoles.com

Ministério analisa se Castro feriu recuperação fiscal ao sancionar lei

Ministério da Economia analisa se duas leis sancionadas pelo governador Cláudio Castro, que beneficiam Judiciário e MP, ferem RRF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
castronaro
1 de 1 castronaro - Foto: null

O Ministério da Economia analisa se duas leis sancionadas pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, feriram o novo Regime de Recuperação Fiscal, acordo celebrado com a União e visto como essencial para evitar um colapso nas finanças do estado.

As duas leis versam sobre condições de trabalho no Ministério Público e no Judiciário fluminenses, e dão permissão para que integrantes do MP e da Justiça optem por receber valores em vez de gozar de suas respectivas licenças-prêmio, algo semelhante ao que ocorre na iniciativa privada com a venda de férias.

Mas, para o estado ingressar no RRF, uma das condições impostas foi aprovar uma lei que vedasse tal prática.

O Ministério da Economia analisa se, devido à sanção da lei relacionada ao MP, haverá abertura de processo diante do indício de violação da recuperação fiscal.

Com relação à lei sobre a Justiça do Rio, o Ministério da Economia informou que o governo estadual apresentou compensações financeiras para implementar o benefício aos integrantes do Judiciário. E que essas propostas estão sob análise.

Entre as medidas apresentadas pelo governo do Rio e pela própria Justiça do Rio, está a extinção de 2.205 cargos efetivos, sendo 1.686 analistas e 519 técnicos de atividade Judiciária.

Caso o governo federal constate violação dos termos da recuperação fiscal, poderá suspender a eficácia do acordo ou leis ou atos referentes a auxílios financeiros concedidos ao Rio de Janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?